Dia das Mães começa a movimentar lojas em Campos dos Goytacazes

Lojas no Centro de Campos já anunciam promoções e comerciantes esperam impacto positivo nas vendas em um ano farto em notícias ruins para o setor.


04/05/2015 08h00

O Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio, portanto, no próximo final de semana, está chegando como um sopro de alento para os lojistas, que amargaram, entre o fim de abril e o início deste mês, uma semana com dois feriados — dedicados a Tiradadentes e São Jorge — e outra com um fim de semana prolongado, marcado pelas celebrações do Dia do Trabalhador, na última sexta-feira (1º). Lojas no Centro de Campos já anunciam promoções e comerciantes esperam impacto positivo nas vendas em um ano farto em notícias ruins para o setor.

Com um arsenal de descontos e facilidades na hora de pagar, os lojistas se empenham para atrair clientes com belas vitrines e produtos exclusivos. É o caso de Ivone Dutra, gerente de uma loja de roupas localizada na rua João Pessoa.

— Fizemos uma pesquisa de fornecedores e buscamos novidades de empresas cujos produtos a concorrência não oferece. Também colocamos os melhores produtos em exposição, para mostrar ao potencial cliente aquilo que temos de melhor, em um arranjo chamativo, sem ser pesado. Por fim, implantamos, para o período, formas especiais de pagamento no cartão de crédito, em maior número de vezes — afirma.

Alguns comerciantes já começam a colher os frutos do esforço, como Mariza Silva, proprietária de uma loja de produtos de cama, mesa e banho, também na rua João Pessoa.

— Já tivemos clientes aqui buscando presentes para as mães e um bom volume de compras. Mas a tendência é que o movimento seja consideravelmente maior ao longo da próxima semana, já que brasileiro costuma deixar, mesmo, tudo para a última hora. Manteremos a loja aberta até mais tarde no sábado anterior ao Dia das Mães, pois muita gente trabalha no comércio e não tem tempo de comprar nada durante os dias úteis — revela.

No Boulevard Francisco de Paula Carneiro, há ofertas variadas: roupas, sapatos, acessórios, eletroeletrônicos, produtos de informática e de telefonia celular. Muitas lojas já decoraram as vitrines e aguardam os clientes. Rodrigo Mendes, vendedor de uma loja de sapatos, afirma que o diferencial da loja está na variedade de produtos.

— Recebemos a coleção outono-inverno em abril, então temos muitas novidades em sapatos fechados. São botas, scarpins, peeptoes, tênis de diversas marcas e para os mais variados públicos. Há opções para quer bom preço e há peças mais sofisticadas e exclusivas, que vão do clássico ao atual, passando pelas diversas tendências que puxarão o mercado de vestuário este ano — explica.

Vida corrida aumenta busca por praticidade

Mas, se há oferta, é por que existe procura. E quem é precavido já está na rua, buscando o presente ideal para a mãe, sem ter de enfrentar filas. Uma delas é a estudante Vanessa Goulart, que afirma querer evitar o corre-corre da última hora.

— Como trabalho durante a noite e estudo durante o dia, tenho de ser objetiva. Já vi algumas coisas de que gostei e que acho que agradarão minha mãe no caminho de casa para o trabalho e do trabalho para a faculdade. Vou escolher e aproveitar o deslocamento para comprar — diz.

Há, porém, quem prefira o conforto de casa para as compras, como o funcionário público Diogo Oliveira que comprará os presentes, como faz nos últimos anos, pela internet.

— Como faço tudo pela internet, acabo comprando os presentes também, por ali. É mais fácil, mais rápido, acho exatamente o que quero e não tenho de ficar indo de loja em loja para comprara preços. Basta uma pesquisada em ferramentas como o Buscapé e pronto — diz Diogo, que presenteará, além da mãe, a avó.

Repdrodução: Folha da Manhã
Por: Marcos Curvello
Foto: Valmir Oliveira


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!