CDL pede ao IMTT mudanças no trânsito no entorno da Igreja Da Boa Morte

Mudanças são importantes para a segurança, conforto de todos que frequentam e trabalham no centro, assim como, para a fluidez e organização do trânsito e para o fomento do comércio no entorno da Igreja


11/12/2014 15h00

O presidente da Câmara de Diretores Lojistas de Campos (CDL), Norival Manhães se reuniu na manhã desta quinta-feira,- 11/12/1014- o presidente do IMTT Álvaro Henriques de Souza Oliveira e o diretor da autarquia, Paulo Dias, quando foram solicitadas algumas modificações no trânsito central da cidade. Norival disse durante a reunião na CDL que tais mudanças são importantes para a segurança, conforto de todos que frequentam e trabalham no centro, assim como, para a fluidez e organização do trânsito e para o fomento do comércio no entorno da Igreja Boa Morte.

-Há algum tempo, o trânsito no entorno da Igreja Nossa Senhora da Boa Morte fluía no sentido oposto que flui hoje, (mudança realizada a pedido da CDL), ou seja o motorista que vinha da Praça do Santíssimo Salvador, pela Av. Alberto Torres, dobrava à esquerda pela Rua Gesteira Passos, contornava a igreja pelos fundos através da Rua Gil de Góis e retornava à Av. Alberto Torres pela Rua Boa Morte. O motorista podia circular a Igreja normalmente tendo muito mais opções de retornos e saídas. Hoje o sentido desse trânsito está o inverso, o condutor do veículo não pode mais circular em torno da Igreja, já que vindo da Praça do Santíssimo Salvador, ele só pode entrar à esquerda na Rua Boa Morte e fica sem opção de circular em volta da Igreja dado que a Rua Gil de Góis, que fica no fundo da Igreja, é contra mão nesse sentido. Por outro lado, se o motorista vem da Rua Gil de Góis, ele tem que entrar à esquerda na Rua Gesteira Passos, seguindo direto à Beira Rio ou dobrando novamente à esquerda para a Av. Alberto Torres.- disse Norival.

Também foi apontado um outro problema do trânsito daquela região que é o ponto de carga e descarga localizado ao lado da Igreja, na Rua Gesteira Passos, que permite que caminhões de grande porte parem para descarregar mercadorias atrapalhando ainda mais aquele pedaço de rua, que não suporta o congestionamento.

- Temos ainda na Rua Gesteira Passos, constantes embarques e desembarques irregulares em vans que transportam passageiros que precisam e utilizam esse tipo de transporte ocasionando ainda mais congestionamentos naquele trecho, além de colocar em risco a segurança dessas pessoas. Com relação ao problema do embarque e desembarque irregular dos passageiros de vans, salientamos que esse problema se repete com frequência, gerando tanto ou mais transtornos no cruzamento da Rua Barão do Amazonas com a Av. Alberto Torres, onde as vans param e bloqueiam o trânsito ocasionando congestionamentos que se estendem até a Beira Rio.- relata um documento entregue pela CDL ao presidente do MTT.

Soluções apontadas no documento

No documento elaborado pela CDL estão incluídas pontualmente algumas soluções que são ada seguintes:

MUDANÇA 1: Retornar ao antigo sistema quando o trânsito no entorno da Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, permitia que o condutor do veículo vindo da Praça do Santíssimo Salvador, pela Av. Alberto Torres, dobrasse à esquerda pela Rua Gesteira Passos, contornando a igreja pelos fundos através da Rua Gil de Góis e retornando  à Av. Alberto Torres pela Rua Boa Morte.

MUDANÇA 2: Trocar o ponto de carga e descarga  hoje na Rua Gesteira Passos pelo ponto de vans  hoje na Rua ... (em frente ao Leão das Baterias).
Com essas duas simples mudanças, teremos naquela região uma melhor segurança para o usuário de van que trabalha no centro da cidade, conforto dessas pessoas,  fluidez do trânsito e  fomento do comércio daquela região. Inestimáveis, ganhos que vamos tentar relacionar abaixo.

GANHOS RELACIONADOS ÀS SIMPLES MUDANÇAS PROPOSTAS PARA O TRÂNSITO DO CENTRO

  1. MAIS SEGURANÇA E CONFORTO PARA OS TRABALHADORES DO CENTRO E USUÁRIOS DE VANS. O local onde hoje é o ponto de vans para os trabalhadores e seus usuários, (Av. José Alves de Azevedo) é inseguro e inadequado. Trata-se de um local distante e isolado do centro e de baixíssimo movimento após as 18:00. Essas pessoas, além de terem que andar  mais, têm que ficar esperando as vans chegarem, em fila, num local ermo, que não tem nenhum estabelecimento funcionando em volta, muito suscetível a assaltos, furtos e roubos, quando no entorno da Igreja Boa Morte existe muito mais suporte para o usuário de van, haja vista que vários comerciantes daquele local ficam até mais tarde com seus estabelecimentos abertos, velórios na igreja que ficam até tarde da noite com movimento de pessoas e o acesso a pé à Igreja Boa Morte se dá pela Av. Alberto Torres que é muito mais movimentada, perto e segura para todos.
  2. MELHOR ORGANIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DOS PONTOS DE VANS NO CENTRO. Hoje, além do ponto de van em questão, na Av. José Alves de Azevedo entre a Box Car e o Leão das Baterias existe um ponto de van próximo ao Mercado Municipal, em frente ao Parque Alberto Sampaio. Esses dois pontos de vans ficam muito próximos e com a solução proposta, a distribuição destes pontos naquela região facilitarão para, usuários e proprietários de vans. O público atendido com o transporte alternativo aumenta e a concorrência entre os proprietários de vans diminui já que os pontos ficam um pouco mais distantes um do outro.
  3. MELHOR FLUIDEZ E REDUÇÃO DE CONGESTIONAMENTOS NO TRÂNSITO CENTRAL. Com a mudança, o trânsito passará a fluir muito melhor porque hoje todas as vans que param tanto no ponto em frente ao Parque Alberto Sampaio quanto no ponto entre a Box Car e o Leão das Baterias têm que passar em frente ao Mercado Municipal e em frente à subida da Ponte Rosinha, trecho que registra diariamente congestionamentos, que seriam significativamente reduzidos haja visto que as vans que passariam a parar no entorno da Igreja Boa Morte poderão acessar aquele local através de várias ruas tais como: R Gil de Góis, Av. Alberto Torres, R. Barão do Amazonas, Av. XV de Novembro e tantos outros itinerários. Também deve-se ressaltar que com a substituição dos caminhões de transporte pelas vans, o espaço no entorno da Igreja Boa Morte aumentará, tornando a convivência com os veículos que por ali circulam muito mais agradável.
  4. RETIRADA DO TRÂNSITO PESADO DO CENTRO. Essa retirada dos caminhões de transporte do entorno da Igreja Boa Morte é uma reivindicação dos comerciantes daquela região e com a saída das vans do ponto entre a Box Car e o Leão das Baterias, aquele local pode abrigar, com mais conforto e comodidade para os motoristas de caminhão, os pontos de carga e descarga. Aquela agulha que passa em frente à Box Car, já tem seu lado direito proibido para estacionamento sendo permitido no lado esquerdo, onde os caminhões parariam e fariam suas entregas sem causarem transtornos. A única adaptação que deveria ser seria ao final dessa agulha, onde já há um recuo, abrir uma passagem para o caminhão que estiver saindo retornar para a Av. José Alves de Azevedo (Beira Valão). Com esse acesso feito, o motorista teria todas as vias da saída da cidade disponíveis, tais como: seguir em frente à Av. XV de Novembro e virar à direita para a Ponte da Lapa ou à esquerda para a Ponte General Dutra; pegar o primeiro retorno e seguir em direção ao Rio de Janeiro; acessar o primeiro retorno e virar na Av. Alberto Torres; acessar o primeiro retorno e retornar  no Parque Alberto Sampaio para subir a Ponte Rosinha e tantas outras vias de saída possíveis.
  5. POSSIBILIDADE DE CONCENTRAÇÃO DE VANS EM UM ÚNICO LOCAL. Hoje o ponto de van entre a Box Car e o Leão das Baterias tem apenas 7  vagas disponíveis enquanto no local sugerido, na Rua Gesteira Passos no lado contrário da Igreja Boa Morte, existem 16 vagas disponibilizadas já em formato de espinha de peixe e em caso de obras do Mercado Municipal, todas as vans que param próximo seriam facilmente acomodadas no entorno da Igreja Boa Morte.
  6. SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DE PARADAS IRREGULARES DE VANS NAQUELA REGIÃO. Hoje, acontecem paradas irregulares de vans para embarque e desembarque de passageiros no cruzamento entre a R. Barão do Amazonas e a Av. Alberto Torres, assim como ao lado da Igreja Boa Morte, na Rua Gesteira Passos. Essas paradas irregulares geram inúmeros transtornos, tais como:  risco de acidentes para os usuários de vans, que fazem embarque e desembarque em locais inadequados; congestionamentos consideráveis nos trânsitos da Rua Barão do Amazonas chegando até a Av. XV de Novembro e  Rua Gesteira Passos chegando até a Rua Gil de Góis; multas são aplicadas aos motoristas de vans que insistem em fazer essas paradas irregulares tornando sua atividade financeiramente insustentável.
  7. FOMENTO DO COMÉRCIO LOCAL. Com essas duas simples mudanças propostas, onde trabalhadores de todos os segmentos (usuários do transporte alternativo, trabalhadores do setor de transporte alternativo, trabalhadores na organização e fiscalização do trânsito, trabalhadores do setor de transporte de mercadorias) serão beneficiados, além de fomentar todo o comércio local já que aumentará substancialmente a circulação de pessoas naquela região.

CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!