O empresário campista Marcelo Mérida, que foi eleito por aclamação no dia 11 de setembro ao cargo de presidente da Federação dos Lojistas do Estado do Rio de Janeiro, tomará posse no curso do mês de novembro para o triênio 2015/2017.

29/09/2014 12h20

Uma das propostas de Mérida é inserir a Federação dos Lojistas do Rio de Janeiro em todos os níveis de debates e caráter econômico. Mérida que também será diretor da Confederação dos Lojistas do Brasil, vai se aproximar ainda mais desta instituição, uma vez que está tem visibilidade no cenário da economia nacional quase que ao mesmo nível de uma Fiesp. Mérida quer colocar a Federação dos Lojistas neste nível de status no âmbito do Estado do Rio de Janeiro o segundo mais importante da União.

Egresso da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Marcelo Mérida, que cumpriu vários mandatos de presidente desta casa, se notabilizou no movimento lojista fluminense como um grande articulador, principalmente em questões tributárias, conseguindo inverter em parte efeitos de algumas leis que poderiam praticamente exterminar os micro e pequenos empresários.

-Nos últimos dois anos foram assim, tentando fazer com que o governo do estado nos ouvisse e com a ajuda de alguns deputados conseguimos mobilizar todas as mais de 40 CDLs no estado do Rio de Janeiro e passamos a ter frequentes reuniões na Assembleia Legislativa do Rio, indo ao Palácio Guanabara e secretaria de Finanças. Conseguimos mostrar a força dos lojistas fluminense - disse Mérida.

Marcelo Medida acha o terreno fértil para que o movimento lojista continue avançando. Como seu mandato começa juntamente com os dos políticos que vão ser eleitos em novembro, ele promete ficar com um olho em Brasília, na condução de diretor da Confederação e outro no Palácio Guanabara, além das Casas Legislativas.

- Hoje o problema do micro e pequenos empresários reside exatamente nas leis que parecem que foram criadas para tirá-los de cena, quando na verdade estão entre os principais atores deste processo, embora sejam tratados como figurantes. Diante destas leis partiremos quer a nível federal ou estadual para as casas legislativas, como fizemos esse ano. Essa é uma das prioridades do mandato – disse Mérida.

Buscar proximidade com mais instituições

Fazendo questão de destacar a importância do trabalho feito na presidência da Federação dos Lojistas do Rio por Jair Francisco Gomes, que estava no cargo há sete anos, Mérida, que o substituirá, vai buscar de forma mais contundente amplificar a voz dos lojistas ao nível de outras instituições como a Fecomércio, Firjan e outras.

A sede da Federação dos Lojistas do Rio, localizada na rua Acre, está no Centro do poder, principalmente do comércio da capital. Marcelo não quer colocar em um segundo plano a força dos lojistas do interior do estado, razão pela qual terá uma sala cedida pela CDL de Campos para trabalhar.

- Precisamos ampliar o número de CDLs no estado do Rio de Janeiro. Importante que tenhamos CDLs fortes. Assim teremos uma federação forte, com representação de todo o Estado do Rio e integração - acrescentou.

Segundo campista a presidir a entidade

Mérida já foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos e era até a eleição vice-presidente da Federação. Será o segundo campista na história a presidir a Federação. O primeiro foi Odilon Martins, entre 1982 e 1986. Segundo o presidente da CDL Campos, Norival Manhães de Lima Sobrinho, a eleição de Marcelo Mérida como presidente da Federação ilustra a força do comércio de Campos.

— Marcelo conseguiu com muito trabalho esse reconhecimento que orgulha o comércio de Campos — disse.

Marcelo Mérida disse que assumir a presidência da Federação dos Lojistas do Rio de Janeiro é o maior desafio que enfrentará no universo empresarial, acrescentando que pretende dar prosseguimento à ofensiva de debates tributários em defesa das micro e pequenas empresas, assim como defender uma política de fomento para a atividade.

Reprodução: Folha da Manhã