Prefeita Rosinha assina na CDL termos de cooperação e debate sobre os principais problemas do município

Almoço reuniu todos os presidentes de entidades que representam o comércio do município

03/04/2014 00h00

A prefeita Rosinha Garotinho acompanhada de diversos secretários assinou hoje, 03/04/2014, dois termos de cooperação na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) durante um almoço que reuniu todos os presidentes de entidades que representam o comércio do município – o presidente da CDL, Roberto Escudine; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC) José Luiz Escocar; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campos, Carlos Eduardo Carvalho e o presidente da Carjopa, Eduardo Chacur.

Os termos de cooperação assinados se referem à realização da 25º Feira de Preços Especiais (FEPE) que será aberta na próxima quinta-feira, na Pecuária e outro de cooperação técnica para a realização do Seminário de Marketing e Vendas que acontecerá de 8 a 10 deste mês no Trianon, tendo como objetivo capacitar mão de obra para o comércio local. Este seminário é uma promoção conjunta da CDL com ACIC.

O presidente da CDL de Campos, Roberto Escudine, apresentou uma pauta para a prefeita, no sentido de que ela fizesse uma explanação de cada item.

Pauta 1 - Relacionada às obras do Centro Histórico – A prefeita disse que as obras eram uma reivindicação do comércio e que está mudando a fisionomia da área central de Campos. Admitiu os transtornos, e lembrou – “esse é uma obra grande que não se faz de um dia para o outro. Tem que ser feita em etapas e deverá ser concluídas em dois anos”- disse.

Pauta 2 - Aeroporto Municipal-  Rosinha informou que a municipalização do aeroporto Bartolomeu Lysandro está em fase de transição. Acrescentou que mesmo municipalizado a operacionalização continuará nas mãos de Infraero- “o que queremos é licitar uma concessão para que uma empresa administre o aeroporto. Temos um outro problema: ele perdeu o status de aeroporto alfandegado e desta forma estamos lutando para recuperar essa posição que vai nos permitir transformar o aeroporto em um porto seco”

Pauta 3 - Trânsito – A prefeita admitiu ser um problema sério que se agrava com o aumento das vendas de carro. Disse que mais cinco vias expressas estão sendo preparadas para dar mais mobilidade urbana. Também anunciou que um novo edital para licitar linhas de ônibus está sendo elaborado e será analisado pelo Tribunal de Contas da União no sentido de impedir que uma liminar torne sem efeito a licitação .- “em um segundo momento estaremos licitando as vans legalizadas”

Pauta 4 - Segurança-  Sobre segurança pública a prefeita revelou que o município instalou 80 câmeras de alta resolução em pontos estratégicos da cidade que estão disponibilizando imagens para as autoridades de segurança. Acrescentou que a Guarda Municipal está dando suporte quando solicitada pela Polícia Militar – “e uma situação que nos preocupa. Em não posso e nem quero armar nossa Guarda. Para que os senhores tenham uma ideia a Prefeitura de Campos está comprando equipamentos e emprestando a PM de Campos, como os detectores de metais”

Pauta 5 - Camelôs no Centro- Rosinha garantiu que a partir do dia 13 de maio não haverá mais camelôs no Centro da cidade. Disse que na próxima segunda-feira mil permissionários estarão sendo deslocados para a nova área próxima ao Parque Alberto Sampaio e depois outros 600 estarão seguindo o mesmo caminho – “estamos nos esforçando para que todos sejam legalizados, dentro da formalidade e vamos conseguir”- disse.

No final do encontro foi anunciado que a Secretaria de Fazenda do Município terá experiente extra a partir de agora para atender a demanda, inclusive de comerciantes e comerciários.Às quartas-feiras vai funcionar até às 20h e haverá também experiente aos sábados das 8 às 12h. Campos será a primeira cidade do estado com experiente na Secretaria de Fazenda aos sábados.